Setúbal

Festas da Nossa Senhora do Rosário de Troia começam esta semana

Depois de dois anos de interregno, devido à pandemia da Covid-19, é já nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, que se iniciam as Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia.

A data desta celebração, em honra dos pescadores e das suas famílias, é feita entre os dias 10 e 15 deste mês. A inauguração é feita com o tríduo em honra da padroeira, nos três primeiros dias, às 21h, na igreja de São Sebastião.

No sábado, dia 13, às 15h00, também na igreja de São Sebastião, é realizada uma missa pela alma dos marinheiros falecidos. Às 15h50, começa uma procissão em direção à capela de Troia. Neste, que será o quarto dia de festividades, decorrerá uma procissão de velas, pela praia, já na zona da Caldeira. O baile começa por volta das 22h.

No penúltimo dia, as cerimónias religiosas começam de manhã, às 10h30, com uma missa solene, em Troia, seguida de procissão na praia em torno da capela. Nesse mesmo dia, pela tarde, às 15h, começa a animação com baile e às 17h inicia-se o concurso de barcos engalanados. O barco vencedor transportará a imagem de Senhora do Rosário de Troia no Círio Fluvial. À noite, depois do baile, está marcado um espetáculo de fogo de artifício, perto da 0h00.

O dia mais aguardado, que será o ponto alto dos festejos, acontece no dia 15, onde, depois de uma missa em honra dos falecidos, de atividades pelo areal e da entrega dos prémios do concurso de barcos engalanados, marcada para as 11h30, toma lugar o Círio Fluvial, da Caldeira para Setúbal, pelas águas do Sado.

Esta tradicional romaria remonta ao século XVIII, mas apenas no século seguinte se assume esta celebração como feita em honra e para os pescadores. Numa união das duas margens do rio, Setúbal identifica-se como a região de onde origina a comunidade piscatória e Troia tem a capela com a imagem da padroeira, Nossa Senhora do Rosário de Troia, durante a festa.

Na zona da Caldeira, a população acampa no areal, no período de festividade, como manda a tradição – à semelhança das várias cerimónias, bailes e jogos que se realizam nestes dias de comemoração.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo