Cultura

Setúbal continua a apostar nas Marchas

O mês de Junho assinala os Santos Populares e Setúbal irá contar com a participação de seis marchas, que serão oriundas de bairros e coletividades do concelho

A autarquia sadina investiu 84 mil no evento popular que mobiliza centenas de marchantes, que darão mais alegria e cor à cidade. 

Pedro Pina, vereador da Cultura da Câmara de Setúbal, revela que “a pandemia acabou por prejudicar a adesão dos participantes”, mas “este ano haverá mais uma coletividade participante” e “não é por falta de investimento da câmara, que apoia o evento com 84 mil euros”. O autarca garante “tudo faremos para que as Marchas continuem a ser um evento de referência para a cidade e para o concelho”. 

As Marchas que irão desfilar nos dias 17 e 24 de Junho apostam em devolver a alegria ao evento, que mobiliza milhares de pessoas nas ruas e onde as crianças são a principal referência. 

Lisboa atrai ensaiadores setubalenses 

A grande qualidade do trabalho desenvolvido pelos ensaiadores setubalenses foi alvo de cobiça das Marchas de Lisboa, que vieram “pescar” no Sado e levaram para a Mouraria, Fábio Carmelo e Tiago Pacheco, a antiga dupla do Grupo Desportivo “Os 13”. 

Branquinho, o ensaiador da Palhavã, deu o salto para a Marcha de Carnide e José Condeça, que muito dinamizou as Marchas de Setúbal, rumou ao Bairro Alto. Já Bruno Frazão será o ensaiador da Marcha de S. Domingos de Benfica, função que acumula com o seu “eterno” Independente.  

Novas madrinhas e muitas mudanças 

Pela cidade de Setúbal as marchas participantes deste ano sofrem mudanças, não só a nível de ensaiadores, mas também nas madrinhas. 

Este ano as grandes ausentes serão as marchas de Azeitão, mas irão continuar o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, que terá como ensaiador João Praia, que saiu do Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau e a madrinha a jovem Marlene Ferreira. O Grupo Desportivo Independente continua a ter como ensaiador Bruno Frazão e a madrinha, em estreia absoluta, Paula Cruz. 

O Núcleo Bicross de Setúbal terá um novo ensaiador, o fadista Nuno Rocha e a madrinha será a fadista Maria do Céu Freitas, que regressa, depois de ter representado a APPCDM. 

Flávio Fernandes mantem-se como ensaiador da União Desportiva e Recreativa das Pontes, que apresenta como madrinhas uma dupla de fadistas Carla e Joana Lança. 

O Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau terá como ensaiador Rui Conceição e a madrinha será Ivone Dias, uma veterana que passou pelas marchas de Azeitão e já foi eleita madrinha da Grande Marcha de Setúbal. 

Este ano assinala-se também o regresso da União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, que terá como ensaiadora Isabel Conceição e uma nova madrinha Jújú Dias. 

A madrinha da Grande Marcha de Setúbal será Sara Margarida, que repete o título pela quinta vez. Cada Marcha irá receber um apoio de 14 mil euros, valor que será pago em quatro tranches, repartidas pelos meses de Março (dois mil euros), Abril (cinco mil euros), Maio (quatro mil euros) e Junho (três mil euros). 

Entretanto continuam a decorrer as inscrições para a música e letra da Grande Marcha de Setúbal. 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo